quinta-feira, 16 de dezembro de 2010


Olha só gente,esta é a lenda do Papai Noel:



A lenda de São Nicolau e o surgimento do Papai Noel


Quem nunca acreditou em Papai Noel? Quem nunca ficou ansioso em sua casa, olhando para a janela de cinco em cinco minutos, esperando a chegada dele – e de seu aguardado e famoso saco de presentes? Real ou não, diz a história que a lenda do bom velhinho é inspirada em um bispo que viveu há muitos séculos.

São Nicolau nasceu em 3 d.C, em Patras, na Grécia. Quando seus pais morreram, ele doou todos os seus bens e optou pela vida religiosa. Com apenas 19 anos, foi ordenado sacerdote e logo se tornou arcebispo de Mira.

Dizia-se que na cidade em que ele nasceu viviam três irmãs que não podiam se casar por não terem dinheiro para o dote. O pai das meninas resolveu vendê-las, mas antes disso acontecer, Nicolau jogou através da janela da casa deles uma bolsa cheia de moedas de ouro. Ela caiu em uma meia que estava secando na chaminé. Quando o pai descobriu o que havia acontecido, pregou a generosidade de Nicolau a todos.

A fama do bom velhinho, que foi considerado santo pela Igreja Católica, transcendeu sua região e as pessoas começaram a atribuir a ele todo tipo de milagres e lendas.

Em meados do século 13, a comemoração do dia de São Nicolau passou da primavera para o dia 6 de dezembro. Na época da Contra-reforma, a Igreja Católica propôs que São Nicolau passasse a entregar os presentes no dia 25 de dezembro, junto com o nascimento do Menino Jesus.

A tradição foi levada para os Estados Unidos com o os holandeses, no século 17. Logo a ideia de Santa Claus foi difundida por todo o novo mundo. Em 1809, o escritor Washington Irving escreveu um livro em que São Nicolau já não usava a vestimenta de bispo, mas sim a tradicional vermelha e branca, sendo que ele montava um cavalo voador e jogava presentes pelas chaminés. Apenas em 1823, um poema de um professor universitário, Clement C. Moore, trocou o cavalo branco por renas que puxavam um trenó.

A partir disso, o velhinho foi ganhando mais companheiros, como os duendes, e foi se tornando mais barrigudo e barbudo.


Espero que tenham gostado,

Gabriel

Um comentário:

  1. Nossa, que legal esse post.
    Eee viva os holandeses! Lá ainda existe o Sinterklaas (São Nicolau) tradicional. Ele é um velinho, magro, com roupas de bispo, montado em um cavalo branco, e tem um ajudante, o Zwarte Piet (traduzindo fica "Pedro Preto") que é um negrinho com roupas de nobre. O Sinterklaas vem da Espanha em um barco a vapor e chega durante o mês de Novembro em Rotterdam. Durantes o mês ele fica desfilando pela cidade enquanto o Zwarte Piet fica jogando doces para as pessoas, fazendo malabarismo e palhaçadas para as crianças e o Sinterklaas também faz muitas coisas boas, como visitar hospitais, orfanatos e etc. E então na noite do dia 5 de Dezembro é o dia em que as crianças deixam sapatinhos, bem, antigamente na beira da chaminé, hoje em dia, com aquecimento central, na porta da casa, com uma cenourinha dentro (pro cavalo do Sinterklaas) e cantam uma canção tradicional antes de ir dormir. Ai no dia seguinte a cenourinha desaparece e no lugar dela estão doces deixados pelo Zwarte Piet caso a criança tenha sido boazinha, mas se não tiver sido boazinha durante o ano, ele coloca um saquinho de sal! Ah, é claro, o Sinterklaas deixa presente pra elas.

    "Sinterklaas kapoentje, gooi wat in mijn schoentje, breng wat in mijn laarsje, dank je Sinterklaasje!!!"

    ResponderExcluir